quinta-feira, março 31, 2005

Plantão EpE - Terri (Schindler) Schiavo II


versus


O assunto Terri Schiavo está gerando um debate quente na Blogosfera. As opiniões, como de costume em temas assim polêmicos divergem.

Leia aqui o que meu amigo Fábio Ulanin escreveu sobre o assunto, em um texto entitulado Mundo Escravocrata e depois, leiam abaixo minha resposta.

"Quem defende o aborto e a eutanásia deve, por coerência moral, apoiar os campos de concentração e os fornos crematórios." Isso é forte demais. Não há nenhuma "coerência moral" ligando a defesa do aborto e da eutanásia com defesa dos crematórios de Hitler. Tenha cuidado com o que diz. Já tem pessoas reproduzindo suas palavras por aí... Outra coisa difícil de admitir em seu comentário é quando generaliza a ciência como um vilão que busca dominar todas as coisas e impor sua verdade. Isso não é verdade. Existem várias correntes buscando a explicação definitiva de todas as coisa e, somente este fato(o de que existem várias correntes) demonstra o fato de que a ciência não é tão absoluta assim (nem tem como almejar ser). Isso já foi até afirmado pela própria ciência. Pelo menos, nesta área (ciência), cede-se à Natureza e avança-se, se transforma a visão com o passar do tempo.

Para fazer comparações absurdas também sou bom. Comparo a matança na Inquisição por bruxaria (ora, BRUXARIA!)com a proibição que a Igreja Católica mantém contra o uso de preservativos. Opa! Sem falar na proibição de manter relações sexuais sem o objetivo de procriação. Alguém respeita esta última regra? Ou são todos hipócritas? Digo: é fácil falar assim, teoricamente, sem realmente ter acompanhado numerosas famílias em situação semelhante que, por desgaste extremo, anos de sofrimento mantendo a vã esperança do retorno à vida finalmente puderam decidir pela SUA PRÓPRIA VIDA e seguiram vivendo.

Existe uma confusão muito grande aqui pois não há como manter dialogo se não conseguimos SEQUER entrar em consenso sobre qual a definição de VIDA que tomamos. Para a religião católica, por exemplo, 32 células geradas a partir de um óvulo fecundado em proveta e uma pessoa com morte cerebral é considerada um ser vivo. para a Medicina não. Quem está certo? Talvez ambos, e seu ponto de vista deve ser respeitado. À religião o que é da religião e à ciência o que é da ciência. Acima disso, devemos respeitar o desejo individual de cada um. Nisso, religião nem ciência podem se intrometer.

Acontece que no caso específico (Schiavo), não houve uma definição clara pré-episódio que definisse o que seria feito no caso. Daí a briga entre um casal de católicos fervorosos e um marido desesperado (mas que também tem um ganho secundário financeiro com a passagem de Terri). Como já afirmei em meu blógue, no caso específico, eu seria favorável à manutenção da nutrição enteral para Terri, já que a família assim o queria. Mas, em linhas gerais, sou sim a favor da eutanásia e da ortotanásia, pois antes de religião ou ciência, acredito na liberdade de escolha de cada ser humano, que, para mim, encontra-se muito acima de qualquer determinismo místico ou religioso.
|

segunda-feira, março 28, 2005

Plantão EpE - Terri Schiavo



Não se fala de outra coisa. Deveria eu me calar e simplesmente reproduzir os belos comentários escritos aqui, aqui e aqui?

Não. Quero expressar minha opinião.

Em primeiro lugar, parece ilógico afirmar, mas prefiro pecar por excesso, de que as palavras aqui contidas refletem minha opinião pessoal acerca do assunto, e em momento nenhum buscam transformar-se em verdade absoluta nem trato aqui de um dogma ou crença que quero impor.


Em segundo lugar, para quem estiver chegando de Andrômeda agora, as palavras acima e abaixo referem-se à discussão atual sobre o destino de Terri Schiavo, que desde o dia 18 de março teve a sonda que a alimentava e hidratava retirada por uma decisão judicial, após solicitação de seu marido Michael. Do outro lado da luta encontra-se Bob e Mary Schindler, pais de Terri, que lutam para que a sonda seja novamente instalada.

Para que possamos entender bem o caso, precisamos diferenciar a eutanásia ativa (aquela em que se induz positivamente, por exemplo, através de uma injeção letal, a morte de uma pessoa) da ortotanásia, ou eutanásia passiva. A última, a que agora a Sra. Schiavo está sendo "submetida" já é praticada de forma velada nas UTIs de todo Brasil e do mundo. No caso brasileiro (e certamente de outras UTIs pelo mundo), existe sempre a anuência de todos familiares próximos para que a decisão seja levada a cabo. Nunhum médico pode isoladamente tomar a decisão de por fim a medidas de suporte avançado sem antes comunicar um membro da família capaz de tomar a decisão em nome do moribundo.

O que provoca o debate no caso específico é a discussão entre familiares, de um lado o esposo e do outro pai e mãe de Terri. Provavelmente, se houvesse consenso, não estaríamos aqui discutindo este tema, pois ou Terri já estaria morta ou, do contrário, continuaria vegetando por anos a fio até que o dinheiro acabasse.



Sou a favor da eutanásia passiva e, confesso, já presenciei numerosos casos durante meu estágio em Terapia Intensiva. Quando consultado, em mais de uma vez, sempre tendia a seguir "investindo" no paciente. Era o último a desistir. Sempre queria aumentar um pouco mais a dose de noradrenalina ou acrescentar mais um ou dois antibióticos. Mas, depois de muito nos debatermos frente às doenças e a situações como a que Terri se encontra, temos que perceber um fato: somos humanos e não deuses. Nossa capacidade de reverter certas situações de doença é limitada. Temos que aceitar que a morte faz parte da vida, é inerente a esta. Fazer como os chineses: seguir o Tao, deixar fluir, às vezes é o melhor caminho. Esta é a eutanásia passiva. Não mais agir contra a Natureza.

Outra coisa pouco comentada é o fato de que existem alguns parâmetros de bioética que devem ser levados em conta sempre que tratamos de cuidar de qualquer pessoa enferma. São os princípios de Beneficência, Não-Maleficência, Autonomia e Justiça.

Vejamos: os três primeiros dizem respeito tão somente ao indivíduo e o quarto ao indivíduo enquanto parte de uma sociedade.

Pelo princípio da Beneficência, entendemos que só devemos atuar sobre alguém de forma terapêutica se estivermos conscientes de que estaremos certamente lhe fazendo um bem (o que não ocorre em algumas formas de charlatanismo, por exemplo).O Princípio da Beneficência também é o que estabelece que devemos fazer o bem aos outros, independentemente de desejá-lo ou não.

Pelo princípio da Não-Maleficência, devemos necessariamente não trazer prejuízos intencionalmente aquele em que estamos intervindo. Primum non nocere.

Pelo princípio da Autonomia, todo ser humano de idade adulta e com plena consciência, tem o direito de decidir o que pode ser feito no seu próprio corpo.

Pelo princípio de Justiça percebemos que devemos agir pensando a saúde da seguinte forma: a cada pessoa uma parte igual; a cada pessoa de acordo com a sua necessidade;

Segundo o marido de Terri a mesma havia exposto claramente que não desejaria manter "aparelhos" ligados caso estivesse em uma situação-limite como a que se encontra. O problema é que aí no meio encontram-se 2 milhões de dólares que o marido gerencia em função de ser o tutor legal de Terri. O princípo da Autonomia não se aplica, já que não é a pacient eem seu estado consciente quem está falando e não há documentos que comprovem seu desejo.

Pelos princípios de beneficência e não-maleficência no que tange ao caso em questão, ficamos restritos às nossas próprias crenças. Achamos que ficar em estado vegetativo por mais 15 anos é saudável. OK. Quem sabe até lá a ciência descubra uma forma de nos tirar dessa enrascada. OK. É meu direito. Ou então, achamos que qualquer tempo de vida neste estado, sem chance atual de recuperação é degradante e só traz sofrimento aos cuidadores. OK. Quero partir. OK. É meu direito.



Difícil é se colocar no lugar dos pais de, digamos, um jovem de 21 anos que sofre um traumatismo craniano ao ser atropelado por um motorista bêbado que necessitaria de um leito de UTI que lhe salvaria a vida e, muito mais, possivelmente o deixaria 100% são e este mesmo jovem não dispusesse de leito na UTI pois, há 15 ou 20 ou 25 anos existe alguém que já não mais se comunica com o mundo externo ocupando aquele leito.

Escrito assim pode aprecer desumano. Pense novamente. Se focê você no lugar do menino de 21 anos. Ou seu filho. Ou sua mãe.

É difícil para mim escrever isso. Acredite. Enquanto escrevo, tenho a sensação de que, lá no fundo, posso estar dizendo besteira. Mas é no que acredito, hoje e agora.

A esta altura, Terri já deve estar qual ameixa preta de tão desidratada, e a qualquer hora teremos notícia de sua morte.

Para ser sincero, acho que será o melhor para ela mas, seu eu fosse o juiz do caso, não ordenaria a retirada da sonda. Afinal de contas, os pais de Terri não querem que isso seja feito. Antes de mais nada, deveria se respeitar o desejo deles.

Deixe ficar na consciência deste casal de americanos católicos todas as reflexões que expus aqui.

Pensar Enlouquece, já dizia um amigo paulista. Vou parar por aqui pois tenho que colocar o frango no forno.

E Terri, que descanse em paz ou viva sua vida além desta da forma que você acreditava que seria.
|

domingo, março 27, 2005

Escrita com luz - Toco de árvore



Esta foto de um toco de árvore foi tirada em uma localidade chamada Linha Boêmia, no interior de Agudo, minha cidade natal, um pequeno município de pouco menos de 18.000 habitantes no centro geodésico do estado do Rio Grande do Sul. Quem for extremamente observador perceberá um pouco de falta de foco (não-intendional) nas bordas do toco e no musgo ao seu redor. Realmente a pressa se configura como uma das principais inimigas na busca do melhor possível.

Excetuando-se este pequeno deslize, por muitos não percebido, é uma linda composição, da qual gosto muito.
|

sábado, março 26, 2005

Quebra-cuca - Atravessar o rio



Este é um clássico! A tela inicial está em japonês, mas tudo que você precisa saber é que precisa apertar o grande círculo azul para começar e ler as regras abaixo, que eu fiz questão de traduzir para você!

Tente conseguir atravessar toda a gente para o outro lado do rio, seguindo as seguintes regras:
- só podem atravessar no máximo 2 pessoas tendo uma delas de ser um adulto.
- O pai não pode ficar com nenhuma filha, sem a mãe presente.
- A mãe não pode ficar com nenhum filho, sem o pai presente.
- O bandido (camisa às riscas) não pode ficar sozinho com ninguém da família sem o polícia presente.
Para colocar uma pessoa na jangada carreguem na pessoa, para fazer andar a jangada carreguem numa das luzes vermelhas. Divirtam-se e vejam se chegam até a tela final:



Atravesse o rio!
|

quinta-feira, março 24, 2005

Troféu Fabulástico - Tony Pierce

Como blogar, por Tony Pierce. (em inglês)

30 dicas para aqueles que ainda não sabem porque ter um blógue ou o que fazer com ele.
|

quarta-feira, março 23, 2005

Kinema und Video - Mar Adentro



Mar Adentro é um sucesso.

- Ganhou o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, além de ter sido indicado na categoria de Melhor Maquiagem.

- Ganhou o Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro, além de ter sido indicado na categoria de Melhor Ator - Drama (Javier Bardem).

- Ganhou 2 prêmios no European Film Awards, nas categorias de Melhor Diretor e Melhor Ator (Javier Bardem). Foi ainda indicado nas categorias de Melhor Filme, Melhor Roteiro e Melhor Fotografia.

- Ganhou 14 prêmios no Goya, nas seguintes categorias: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator (Javier Bardem), Melhor Atriz (Lola Dueñas), Melhor Ator Coadjuvante (Celso Bugallo), Melhor Atriz Coadjuvante (Mabel Rivera), Melhor Maquiagem, Melhor Fotografia, Melhor Trilha Sonora, Melhor Direção de Arte, Melhor Roteiro Original, Melhor Som, Melhor Revelação Masculina (Tamar Novas) e Melhor Revelação Feminina (Belén Rueda). Foi ainda indicado na categoria de Melhor Desenho de Produção.

- Ganhou o Independent Spirit Awards de Melhor Filme Estrangeiro.

- Ganhou o Grande Prêmio do Júri e o Volpi Cup de Melhor Ator (Javier Bardem), no Festival de Veneza.



Assisti "The Sea Inside" no Cine Guion, ali na Lima e Silva, em Porto Alegre. Eu e Carol chegamos cedo e ficamos olhando os CDs. Na hora de entrarmos, éramos os primeiros da fila. Quando começaram a sair as pessoas da sessão anterior à nossa, a primeira impressão é de que tinham jogado gás lacrimogêneo para expulsar as pessoas da sala de cinema. Ah! Detalhe: eram todas portadoras de rinite alérgica, pois era um funga-funga que só vendo.



Bem, depois de nos certificarmos que não havia mais resquícios do gás lacrimogêneo, entramos na sala e nos acomodamos no nosso lugar preferido: mais ao fundo, mas nem tanto, praticamente no meio (mas não no meio) das fileiras de cadeiras. Acompanhados de uma água mineral com gás (o Guion não permite entrada de refrigerante) e um saquinho "anti-barulho" de balas Azedinhas(eles trocam o saquinho das balinhas por um que não faz barulho ao abrir), estávamos prontos para assistir ao filme.



Ramón Sampedro é um homem de 26 anos que ficou tetraplégico em um acidente no mar e passou as três décadas seguintes brigando na justiça pelo direito de acabar com sua vida. O tema, eutanásia, já é batido em Hollywood. De qualquer forma, em Mar Adentro, não presenciamos um filme político que tenta nos convender de que isto ou aquilo é o certo. Sampedro deixa claro que briga pelo direito dele (e não dos tetraplégicos em geral) de realizar a eutanásia. Esta deveria ser uma opção aceitável para um homem lúcido, são e portador pleno de suas faculdades mentais.

Quer saber se o efeito foi parecido com o do gás lacrimogêneo? Por que não vai conferir?



Na classificação do Kinema und Video ganhou uma merecida nota 4 (veja a legenda abaixo).

Nota 5: Deixe o que estiver fazendo (mesmo que seja salvar o mundo) e vá assistir! Agora!
Nota 4: Gostoso que nem sorvete de flocos e cafuné na nuca. Dá até pra assistir duas vezes.
Nota 3: Veja no cinema se estiver em dia promocional ou se gostar da pipoca. Do contrário, loque em DVD ou baixe da Internet.
Nota 2: Filme para Sessão da tarde. Só assista se não tiver nada, nada, nada melhor para fazer.
Nota 1: Não vale seu tempo. Leia um livro.
Nota 0: Só pagando (muito) bem e com isenção de impostos vitalícia e hereditária.
|

segunda-feira, março 21, 2005

Piada da Hor(t)a - A fuga do estuprador

ESTUPRADOR foge com o veículo da vítima...

|

sexta-feira, março 18, 2005

"Nunca diga nunca; nunca" - Hipocrisia extrema

"Há numerosos indivíduos civilizados que recuariam aterrados perante a idéia do assassínio ou do incesto, mas que não desdenham satisfazer a sua cupidez, a sua agressividade, as suas cobiças sexuais, que não hesitam em prejudicar os seus semelhantes por meio da mentira, do engano, da calúnia, contanto que o possam fazer com impunidade."

Sigmund Freud, in 'As Palavras de Freud'
|

quinta-feira, março 17, 2005

Troféu Fabulástico - Kubrick 2001 - the space odyssey explained

Esse é imperdível! Outra indicação da Letícia Pink (pra variar). O que faz. Com quê. Escrevamos. "Pra variar" quando queremos. Na realidade. Dizer: novamente?




Em primeiro lugar, é necessário ter o plugin Flash.



O site interpreta brilhantemente esta fantástica obra de Stanlei Kubrick chamada 2001 - Uma Odisséia no Espaço.



Podemos até concordar que o filme é um pouco lento... Arrastado... Mas, certamente depois de ver esta pequena apresentação em Flash de menos de 20 minutos, seus olhos estarão muito mais abertos.



Este site é para mim, desde que o vi pela primeira vez, uma referência.
Uma referência à minha visão de mundo. Descobri que compartilho com Kubrick, levando em conta a interpretação dada pelos autores do site, muitas das crenças e pontos cardeais para nortear minha vida.


Se você acha que não tem 20 minutos para perder assistindo a toda animação, sinto muito. Eu tentei.

O línque está aqui ou aí em cima, no título deste pôust.

|

quarta-feira, março 16, 2005

Kinema und Video - Constantine

Acabei de asistir à Constantine aqui no Computador. Baixei do Central Filmes com legendas e tudo e assisti no BS Player.



O filme encena a eterna luta entre o bem e o mal, do ponto de vista de um "exorcista", estrelado por Keanu Reeves. A tarefa de Constantine é garantir que o eterno (suposto) equilíbrio entre o bem e o mal não seja quebrado por rebeldes chamados híbridos, demônios em forma humana que convivem conosco e nos tentam a tomar decisões "erradas".

Segundo Constantine, a vida que levamos é decorrente de uma aposta entre Deus e o Diabo e os acontecimentos terrenos são influenciados por anjos ou demônios que, apesar de não poderem vir diretamente à Terra (graças a um acordo feito na aposta entre Deus e o Diabo) podem influenciar as decisões humanas.



Se alguém aí gosta de efeitos especiais do tipo Matrix, está bem servido. São toneladas deles. Prepare os ouvidos para explosões e outros barulhos ensurdecedores. Deixem o volume no médio. Não façam a tonteira que eu fiz de deixar no talo. Conselho de amigo!

Outra coisa: não esperem por uma mensagem escondida, por uma moral da história ou coisa assim. Apesar de ser um bom filme (não bocejei nem dormi durante o filme) não chega a ser um "must see". Na classificação do Kinema und Video ganhou uma honrosa nota 3 (veja a legenda abaixo).

Nota 5: Deixe o que estiver fazendo (mesmo que seja salvar o mundo) e vá assistir! Agora!
Nota 4: Gostoso que nem sorvete de flocos e cafuné na nuca. Dá até pra assistir duas vezes.
Nota 3: Veja no cinema se estiver em dia promocional ou se gostar da pipoca. Do contrário, loque em DVD ou baixe da Internet.
Nota 2: Filme para Sessão da tarde. Só assista se não tiver nada, nada, nada melhor para fazer.
Nota 1: Não vale seu tempo. Leia um livro.
Nota 0: Só pagando (muito) bem e com isenção de impostos vitalícia e hereditária.




Depois que eu descobri como funciona este Print Screen, minha vida mudou! Yu-huuuu!!!

Próximo filme: Mar Adentro
|

terça-feira, março 15, 2005

Plantão EpE - Piada da Hor(t)a

A partir de hoje, além das seções previamente determinadas, este querido Escrever Por Escrever também trará, não mais do que ocasionalmente, algumas tiradas humorísticas necessariamente recebidas através de meio virtual enviadas por amigos de partes várias para a caixa de correio eletrônico deste que vos fala.

Porque então não começar agora mesmo? A piada que segue chama-se "Sabedoria Shaolin", e me foi enaminhada pelo meu grande amigo oftalmologista Valmor Rios Leme (prestem atenção nos trechos em itálico).

<<< ATENÇÃO: piada MACHISTA! >>>

"A cena passa-se no Templo de Shaolin :

Discípulo : - Sábio Mestre, poderia ensinar-me a diferença entre a pérola e a mulher?
MESTRE : - A diferença, humilde gafanhoto, é que numa pérola pode-se enfiar por dois lados, enquanto numa mulher somente por um lado.
Discípulo (um tanto confuso) : - Mas Mestre, longe de mim contradizer vossa himalaiana sabedoria, mas ouvi dizer que certas mulheres permitem ser enfiadas pelos dois lados!
MESTRE ( com um fino sorriso) : - Nesse caso, curioso gafanhoto, não se trata de uma mulher, mas sim de uma pérola."

Muito boa, não é mesmo? Ou será que foi só eu que achei graça?

Outra novidade: agora, cada seção terá um nome específico, como podes perceber ali na "coluna da direita", em Pratos do Dia. Os comentários caindo, caindo e minha vontade de cuidar desta hortinha aumenta cada dia mais... Será que é falta de adubo?
|

sexta-feira, março 11, 2005

"Nunca diga nunca, nunca." - Abrangência Literária

"Lembremo-nos que a literatura, porque se dirige ao coração, à inteligência, à imaginação e até aos sentidos, toma o homem por todos os lados; toca por isso em todos os interesses, todas as ideias, todos os sentimentos; influi no indivíduo como na sociedade, na família como na praça pública; dispõe os espíritos; determina certas correntes de opinião; combate ou abre caminho a certas tendências; e não é muito dizer que é ela quem prepara o berço aonde se há-de receber esse misterioso filho do tempo - o futuro."

Antero de Quental, in 'Prosas da Época de Coimbra'
|

terça-feira, março 08, 2005

Plantão EpE - Inauguração da Multiclínica

Hoje inauguro a Multiclínica, uma Clínica Médica em Agudo - RS, que contará com a participação de 18 colegas reunidos em 22 especialidades médicas, no coração do Rio Grande do Sul.

Desejem-me sucesso!
|

quinta-feira, março 03, 2005

Sê-lo de Calidad Escrever Por Escrever - LivePlasma

Velejando pelos mares sem fim da Internete, encontra-se belezuras de grandeza incomensurável. Este sítio me foi indicada pela Letícia Pink, grande amiga de um grande amigo meu e agora grande amiga minha também.

Quando conheci o LivePlasma fiquei abobalhado com o sistema de hipertexto do sítio.

Basicamente, o LivePlasma é um grande banco de dados que relaciona influências artísticas. Hã? Cuméquié? Ixpricaí!

Explico! Como o própiro site diz, o LivePlasma é "uma nova forma de ampliar seus horizontes culturais de acordo com seu gosto musical e cinematográfico; procure por suas bandas, filmes ou diretores favoritos e obtenha um mapa que detalhe outros interesses potenciais."

Mas não há palavras suficientes para explicar! Corre !

(Ah! Não se assuste se, procurando por Walter Franco encontrares Anne di Franco! Lembre-se: é um programinha norte-americano e não espere encontrar muito mais do que Tom Jobim e Vinicius de Moraes... Ah! E muita Madonna!)

PS: essa indicação é dedicada ao meu querido Milton Ribeiro que, tenho por certo, a achará interessante.

Faça a seguinte experiência: Digite Krzysztof Kieslowski e depois aperte em Director. Aí, clique em um espaço em branco à cerca de 11 horas de onde KK estiver. CLique então em L'Aubergue Espagnole e de lá em Kill Bill vol.1. Clicando a 10 horas, vocÊ poderá entrar em Matrix Revolutions e de lá direto para Finding Nemo. Se for persistente, veja o que Branca de Neve e os Sete Anões lhe reservam, para daí em diante seguir um caminho que só você terá percorrido, com toda certeza...
|

quarta-feira, março 02, 2005

Kinema und Video - Hitch - Conselheiro Amoroso



Ontem o dia foi pesado. Além do trabalho, minha cabeça estava inundada em preocupações com a Clínica Médica que inauguro daqui a 6 dias. São tantas coisas a resolver e tão pouco tempo...

Nesse clima de estresse resolvemos, Carol e eu, ir ao cinema, na matinê das 16:45 para ver Hitch. Havíamos assistido o trailer que nos pareceu bastante divertido.



Will Smith é um conselheiro amoroso profissional que alcança o sucesso em 100% dos seus clientes. Sua vida é transmitir técnicas para "baixar a guarda" das mulheres. O problema é que ele mesmo é algo "desastrado" quando se trata de aplicar as técnicas no seu próprio caso. Em uma festa,conhece Eva Mendes, uma jornalista decidida a não mais ter relacionamentos e, digamos, ocorre uma ebulição química que a moçoila tenta, a princípio, negar.

As melhores tiradas humorísticas acontecem quando Albert Brennaman (interpretado por Kevin James) resolve contratar os serviços do "profissional de relacionamentos" para conquistar Allegra Cole (Amber Valletta), uma multimilionária para quem exerce serviços de assessoria contábil.



Uma característica interessante do filme - que não chega a ser novidade - é mostrar o galã de forma frágil, sujeito às intempéries dos relacionamentos. Se alguém espera chegar ao fim do filme e encontrar um final surpeendente, não terá (exceto por momentos antes do final, em que a surpresa e o choque de um determinado acontecimento podem nos levar a pensar que... bem, deixa pra lá...); mas com certeza não verão um final com mocinho e mocinha se beijando longamente na Quinta Avenida...



Boa diversão para toda família. Vá com sangue doce e volte com ele melado ou transformado em algodão-doce...
|