segunda-feira, maio 30, 2005

Blog é coisa séria

A Veja desta semana alerta: "Blog é coisa séria".

Ainda considerados por grande aprte da mídia nacional como um mundo dominado pelos "diários de adolescente", como gostam de se referir, o Fenômeno Blog, ao menos para quem o vivencia há mais de 3 anos já deixou há muito de ser brincadeira de criança e abriu lugar para discussões sérias e análises críticas de temas como economia, política, filosofia, literatura e cinema, por exemplo.

A abordagem da entrevista é interessante para o neófito no mundo da Blogosfera. Veja apresenta alguns dados estatísticos acerca do número e crescimento dos blogs e também acerca de suas origens.



Ainda mais mastigada é a explicação sobre qual a estrutura de um blógue.



Após definir o que é um blog e como criar um, Veja ainda dá dicas de como aumentar sua "audiência": através de comentários em outros blogs , indicando os blogs prediletos e também mantendo o blog atualizado (diariamente).

Uma das gafes do artigo, segundo a percepção deste humilde blogueiro, foi a definição de Alexandre Soares Silva como "aspirante a escritor". Esta asserção nos leva novamente à discussão acerca do que é literatura. Blogs são literatura? Ora, Alexandre até publicou 2 romances (em formato "livro") e se o que Soares Silva escreve não é literatura, não serve para caracterizá-lo como escritor, então, espero que alguém me ajude...



Veja também cita alguns blogs políticos, empresariais e culturais com relevãncia no mundo "não-virtual". Veja os dados abaixo:

"ÂNCORA ABAIXO
• NOME: Power Line
• ENDEREÇO: powerlineblog.com
• CRIADORES: os americanos John Hinderaker, Scott Johnson e Paul Mirengoff, advogados e militantes do Partido Republicano, do presidente George W. Bush
• O QUE É: blog político
• O QUE FEZ: provou que um dos noticiários mais populares dos Estados Unidos, o 60 Minutes, baseou-se em documento fraudado numa reportagem negativa sobre o então candidato à reeleição Bush. Com isso, causou a demissão do âncora Dan Rather

DISSIDENTE NO ATAQUE
• NOME: Editor: Myself
• ENDEREÇO: hoder.com/weblog
• CRIADOR: Hossein Derakhshan, iraniano que vive no Canadá
• O QUE É: blog cultural
• O QUE FEZ: com seus textos sobre cultura pop e política, conquistou milhares de leitores no Irã, inclusive políticos. O governo do país tenta, em vão, proibir o acesso a sua página

EXECUTIVO NA REDE
• NOME: FastLane
• ENDEREÇO: fastlane.gmblogs.com
• CRIADOR: o executivo Bob Lutz, vice-presidente da General Motors
• O QUE É: blog empresarial
• O QUE FEZ: criado em janeiro passado, permitiu ao executivo manter um contato mais estreito com os consumidores
da empresa

MIDAS DOS BLOGS
• NOME: Daily Kos
• ENDEREÇO: dailykos.com
• CRIADOR: o americano Markos Moulitsas, militante do Partido Democrata
• O QUE É: blog político
• O QUE FEZ: com mais de 500 000 acessos diários, seu blog é um dos mais influentes dos Estados Unidos. Tornou-se referência por sua capacidade de levantar fundos de campanha"

A valorizar no artigo de Marcelo Marthe a lembrança ao fato de que, mundo afora, os blogs estão sendo utilizados como ferramentas de organização de grupos, discussões temáticas e inclusive como ferramentas de trabalho e propaganda e debate político.

Em Portugal, já há tempos páginas com teor político são moda, sendo que destaco o Abrupto, com suas mais de 5000 visitas diárias e recentemente o Sítio do Não e o Sítio do Sim, que debatem, contra e a favor, respectivamente, à aprovação da Nova Constituição Européia a ser votada através de um referendo (há ainda aqueles que são contra o referendo!).

É fato: o fenômeno está aí e a tendência indegável é: só fará aumentar. Colapso do Fenômeno Blog? Nos próximos anos só se alguma tecnologia muito barata conseguir proporcionar a todos o que este cara já vem fazendo há muito tempo. E olhe que, mesmo assim, o conceito de blog ainda está impresso na página! Alguém vislumbra alguma coisa?
|