segunda-feira, fevereiro 28, 2005

The Sound Of My Bossa Nova - Mutantes - Jardim Elétrico




Não poderia ser diferente.

Começo pelo Fim. O Fim Último de todas as coisas: a música.

Foi ela quem me trouxe para o Reino das Artes. Com ela, portas da percepção foram escancaradas e os sons do silêncio chegaram às minhas fímbrias auditivas.

Não poderia deixar de homenagear, nesta estréia da Seção The Sound Of My Bossa Nova, minha banda preferida de todos os tempos: Mutantes.

Os Mutantes surgiram oficialmente em 1968, com seu disco de estréia homônimo, quebrando conceitos sonoros na música brasileira de então. Carregados de guitarras elétricas, percussões mirabolantes e distorções e outros efeitos que não se restrigiam à guitarra mas, pela primeira vez, também foram utilizados na bateria, como o flanger, Os Mutantes criaram sonoridades que até hoje intrigam os neófitos em seu mundo.

Mas Rita Lee, Arnaldo Baptista e Sérgio Dias Baptista não podiam parar por aí. Depois do lançamento de outro disco homônimo em 1969, com a famosa foto de Rita Lee vestida de noiva na capa e do seu A Divina Comédia ou Ando Meio Desligado de 1970, finalmente em 1971 surge a obra-prima, Jardim Elétrico.

Para um fã, é difícil definir a obra-prima de um artista, já que, sinceramente, absolutamente todos discos trazem músicas que por si só podem ser consideradas obras-primas.

Jardim Elétrico é um disco mais rock, trazendo algumas músicas mais "pesadas" do que de costume, mas sempre integrando a salada mista característica da obra destes dois moços e da linda senhoriña. Para quem tem senha da UOL, pode escutar as músicas aqui.

Quem, como eu, é menos favorecido, pode baixar as músicas através de algum programa peer 2 peer ou, se quiserem, posso enviá-las por e-mail ou MSN. É só deixar um recado e considere feito. Para divulgar os Mutantes, TUDO!

Alguns locais bacanas de visitar se você ficou curioso em saber mais sobre os Mutantes são aqui, aqui, aqui e aqui.

Quer comprar um vinil em ótimo estado? Então procure aqui. Por 100 mangos ele é seu!

Bem, não sei como você vai fazer para escutar esta fantástica obra musical, mas não volte a conversar comigo antes de expor-se aos efeitos terapêuticos de Top top, Benvinda, Tecnicolor, El justiciero, It´s very nice pra xuxu, Portugal de navio, Virginia, Jardim Elétrico, Lady,lady, Saravá e Baby.

Te vira! Se precisar de uma mão, te dou até duas!
|