quarta-feira, março 23, 2005

Kinema und Video - Mar Adentro



Mar Adentro é um sucesso.

- Ganhou o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, além de ter sido indicado na categoria de Melhor Maquiagem.

- Ganhou o Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro, além de ter sido indicado na categoria de Melhor Ator - Drama (Javier Bardem).

- Ganhou 2 prêmios no European Film Awards, nas categorias de Melhor Diretor e Melhor Ator (Javier Bardem). Foi ainda indicado nas categorias de Melhor Filme, Melhor Roteiro e Melhor Fotografia.

- Ganhou 14 prêmios no Goya, nas seguintes categorias: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator (Javier Bardem), Melhor Atriz (Lola Dueñas), Melhor Ator Coadjuvante (Celso Bugallo), Melhor Atriz Coadjuvante (Mabel Rivera), Melhor Maquiagem, Melhor Fotografia, Melhor Trilha Sonora, Melhor Direção de Arte, Melhor Roteiro Original, Melhor Som, Melhor Revelação Masculina (Tamar Novas) e Melhor Revelação Feminina (Belén Rueda). Foi ainda indicado na categoria de Melhor Desenho de Produção.

- Ganhou o Independent Spirit Awards de Melhor Filme Estrangeiro.

- Ganhou o Grande Prêmio do Júri e o Volpi Cup de Melhor Ator (Javier Bardem), no Festival de Veneza.



Assisti "The Sea Inside" no Cine Guion, ali na Lima e Silva, em Porto Alegre. Eu e Carol chegamos cedo e ficamos olhando os CDs. Na hora de entrarmos, éramos os primeiros da fila. Quando começaram a sair as pessoas da sessão anterior à nossa, a primeira impressão é de que tinham jogado gás lacrimogêneo para expulsar as pessoas da sala de cinema. Ah! Detalhe: eram todas portadoras de rinite alérgica, pois era um funga-funga que só vendo.



Bem, depois de nos certificarmos que não havia mais resquícios do gás lacrimogêneo, entramos na sala e nos acomodamos no nosso lugar preferido: mais ao fundo, mas nem tanto, praticamente no meio (mas não no meio) das fileiras de cadeiras. Acompanhados de uma água mineral com gás (o Guion não permite entrada de refrigerante) e um saquinho "anti-barulho" de balas Azedinhas(eles trocam o saquinho das balinhas por um que não faz barulho ao abrir), estávamos prontos para assistir ao filme.



Ramón Sampedro é um homem de 26 anos que ficou tetraplégico em um acidente no mar e passou as três décadas seguintes brigando na justiça pelo direito de acabar com sua vida. O tema, eutanásia, já é batido em Hollywood. De qualquer forma, em Mar Adentro, não presenciamos um filme político que tenta nos convender de que isto ou aquilo é o certo. Sampedro deixa claro que briga pelo direito dele (e não dos tetraplégicos em geral) de realizar a eutanásia. Esta deveria ser uma opção aceitável para um homem lúcido, são e portador pleno de suas faculdades mentais.

Quer saber se o efeito foi parecido com o do gás lacrimogêneo? Por que não vai conferir?



Na classificação do Kinema und Video ganhou uma merecida nota 4 (veja a legenda abaixo).

Nota 5: Deixe o que estiver fazendo (mesmo que seja salvar o mundo) e vá assistir! Agora!
Nota 4: Gostoso que nem sorvete de flocos e cafuné na nuca. Dá até pra assistir duas vezes.
Nota 3: Veja no cinema se estiver em dia promocional ou se gostar da pipoca. Do contrário, loque em DVD ou baixe da Internet.
Nota 2: Filme para Sessão da tarde. Só assista se não tiver nada, nada, nada melhor para fazer.
Nota 1: Não vale seu tempo. Leia um livro.
Nota 0: Só pagando (muito) bem e com isenção de impostos vitalícia e hereditária.
|